A teologia tem a realidade como referência. Chama-se cosmovisão a maneira subjetiva de se ver e interpretar o mundo a nossa volta, principalmente as relações sociais e os papeis de cada um.
Sobre os papeis de cada um, é importante entender que existe uma diversidade de papeis nas relações humanas, de maneira que pais têm comportamento e funções diferentes de filhos, maridos diferentes de esposas, patrões diferentes de empregados. Se você esperar do próximo um comportamento e uma visão de vida semelhante a sua, antes, pense nisso....
O "não julgar" está muito claro na seguinte passagem: Mateus 7,1
"Não vos arvoreis em juízes, para não serdes julgados, pois é segundo o vosso modo de julgar que vos julgarão, e a medida de que vos servirdes, servirá de medida para vós".
O mundo atual precisa de respostas coerentes para as perguntas e dramas humanos. As diversas áreas do conhecimento podem suprir essas necessidades, desde que trabalhem em conjunto e de modo coerente. Assim, ao trabalharmos com os que mais precisam por exemplo, aqueles que têm sua dignidade fragilizada, podemos unir esforços para que tenham acesso a bens sociais, unindo esforços em torno da justiça e igualdade. Em especial, não julgue aquele que é considerado mais frágil, na sociedade.
Ciência e teologia precisam superar suas incompreensões para se complementarem. E nosso papel é exatamente cumprir com nossas responsabilidades dentro do núcleo familiar e do núcleo social, não esquecendo que o julgamento afasta as pessoas e impede a produtividade sugerida por Deus.
Comments