top of page

Senso comum: você usa?


Judite tem 89 anos e gosta de contar histórias de sua vida, mas sempre inventa coisas ou aumenta fatos que ninguém quer ouvir.... 
Você já presenciou esse tipo de situação?
A Filosofia da Educação nos coloca que há cinco modos de se fazer uma leitura da realidade: leitura filosófica, senso comum, arte, religião e ciência. Complicado? Um pouco.... Significa que, se você observar um fato, ele pode ser interpretado de várias formas, e o sendo comum é uma delas. Cada uma dessas formas de interpretar a realidade depende muito da capacidade de abstração de cada um, da lógica do acontecimento, da ética, se o acontecimento é ou não belo, se reflete ou não a essência do ser humano, da ideologia de cada um e.... hoje, se chama ou não atenção das redes sociais!  Mas aonde quero chegar com tudo isso? Uma situação, que você presenciar, pode ter inúmeras "leituras", que são influenciadas por uma realidade que pertence à tradição cultural, que o indivíduo simplesmente aceita: "velhos são sempre cansativos". A repetição de experiências parecidas como a acima descrita não atesta, necessariamente, verdade ou mentira, e o senso comum pode nos levar a sermos injustos com o próximo. Neste caso, fica o alerta:


Precisamos respeitar a experiência do mais velho, seu conhecimento, suas limitações, sua necessidade de atenção e sua vida. Pense nisso antes de rotulá-lo.  

Comments


bottom of page