Inexperiente e precisando de afeto, continuo me deliciando com as novidades e tenho receio da solidão. O ambiente da universidade traz preceitos que muitas vezes não compreendo. Alguém, por isso, me chama de criança e não gosto disso. Mas, no íntimo, ainda sou. Entro então dentro de um abraço e sinto o carinho e a proteção que me faltavam. Bom demais!
Entro então dentro de um abraço e sinto o carinho e a proteção que me faltavam. Bom demais!
Muito estudo e trabalho, pouca diversão, mas estamos unidos.
Os anos acontecem, e não posso mais persistir em ser criança. Alguma coisa me diz que será difícil crescer, mas é necessário. A vida vem exigindo de nós mais do que podemos imaginar, e parece ser assim com todo mundo. Então, desafio os imprevistos, acolho o aprendizado e tento crescer. Hoje acerto um pouco, ontem errei um tanto mais.
É 1993, e ouço Leoni cantando Garotos II. Entendo que tudo está certo, eu aprendi com o que veio depois daquele abraço o que é ser mulher! Mas, além disso, eu preciso entender o que é ser mãe, e isso me parece ser o mais valoroso. Duas criaturinhas já estão ao meu lado, ao nosso lado, e precisam de amor. Entendo que nunca mais sairão de meu coração, e que isso pode explicar o que é a maternidade. Tenho todo o apoio de que preciso.
Ao lado de tudo isso, está a minha profissão. Um privilégio poder estudar e exercer aquilo que escolhi para minha vida, e não sei o que mais poderia me trazer tanto júbilo. Algumas vezes choro, porque minha franqueza causa as mais estranhas consequências, principalmente nos mais próximos. Personalidade complexa a minha – passa em meus pensamentos neste instante. Preciso melhorar, mas vejo que consigo fazer a diferença em muitas vidas. Não sou negligente, e isso traz força.
E ele? Sempre comigo, existindo em cada pedaço de mim. Não foi o único que notei até hoje, e não fui a única que o notou. Mas amar é diferente. Amar é, por exemplo, entender a limitação do outro, aceitar o nível espiritual de cada um, ensinar ao outro o que ele precisa saber. É ser humilde e corajoso, forte e delicado com todos. Assim ele é.
Períodos de desorganização e dificuldades estão nos desafiando. Somos mal compreendidos e muito indagados. No entanto, quando vem a tranquilidade, é com ele que percebo que desperdicei, no período que passou, energias que poderiam ser contidas e aproveitadas em coisas mais importantes. Onde está escrito que tudo tem que ser igual para todo mundo? São ensaios para o futuro.
Preparo com cuidado uma festa, que pode ser a mais importante de minha vida. Nossos filhos são muito pequenos, mas podem participar do orgulho que sinto com essa formatura. Isso será, com certeza, o início de uma carreira belíssima, que vai passar longe da soberba, mas vai aconchegar caridade, respeito e muitas vitórias. Nesse momento, é tudo que posso desejar. Lembro agora de alguns detalhes nele que me preocupam, coisas que me parecem censuráveis, e mostram-se prejudiciais em especial a ele mesmo. Em certas situações se mostra incauto frente à vida, mas em outras, evidencia ser ciente e esclarecido, em detalhes que chegam a impressionar. Ele vai vencer!
Muito estudo, muito trabalho, vida simples e confortável. Temos tudo que precisamos! Os anos se passam e o amor aumenta. Olho para cada detalhe, observo cada gesto dele e acredito no que me dizem. Ele traz, tal como um querubim, muitas vidas ao mundo, devolve saúde a quem sofre, acolhe quem precisa de consolo e fé. É um homem de bem.
Formatura em Teologia, Centro Universitário Estácio, 23 de março de 2022, Ribeirão Preto/S.P.
Decido, a esta altura da vida, aprender mais, mudando o foco. Alguma coisa estava faltando. Seria a medicina apenas cuidar de doenças? E os doentes? Percebo que eu pouco conheço sobre esse universo imenso e que os bancos da universidade não mostraram tudo. Estudando outra temática – muitas temáticas, na verdade - descubro espantos e sinto admiração pela história da vida humana. Agora, pude entender Deus, e entendo melhor tudo e todos.
Todo quinhão vem de uma vida que foi muito generosa e justa comigo. Recebo os puxões de orelha que mereço, mas nunca além do que poço resistir. À gratidão que recebo, conto sobre minhas dívidas com a benevolência em meu viver, e que preciso ainda fazer muito mais para retribuir. Vou conseguindo, porque não estou sozinha
Hoje, agradeço por tudo. Agradeço a ele, por estar em minha vida, por ser exatamente como ele é. Nada precisa ser diferente.
Comments