Queixa mais comum em adultos e pessoas idosas, as vertigens são referidas como uma sensação subjetiva de desequilíbrio, de difícil descrição por parte daquele que vivencia o sintoma. São um tipo de tontura, sentida como uma movimentação do corpo, movimento este que não é real. Em geral, são descritas como um movimento giratório, em que o ambiente parece mover-se em círculos e faz com que a pessoa tenha a impressão forte de que vai cair no chão.
Obrigatório se faz o diagnóstico etiológico, isto é, o profissional de saúde deve, através de história, exame físico e exames subsidiários, procurar doenças ou situações clínicas que justifiquem o sintoma. É bastante inadequado sugerir tratamentos sem que, ao mesmo tempo, a investigação seja priorizada. Destacamos que as alterações emocionais são responsáveis por cerca de 20 % dos casos. Nem por isso podemos inferir que essa é sempre a causa, sem que alterações cardiovasculares, metabólicas, endócrinas e neurológicas sejam afastadas.
É muito comum que as vertigens sejam acompanhadas de náuseas e vômitos, que podem ser controlados através do uso de CBD (canabidiol), uma das principais substâncias da Cannabis sativa. No entanto, não se observa ação importante desse componente sobre a própria tontura.
É necessário lembrar que a Cannabis medicinal trata pessoas, e cada uma tem uma história e um quadro clínico diferente da outra. Procure sempre um profissional capacitado.
Comments