top of page

Cannabis e Sindromes Comportamentais da Doença de Alzheimer





Em post anterior, comentamos sobre a Síndrome de Klüver-Bucy. Outra síndrome comportamental da Doença de Alzheimer é a chamada Reação Catastrófica de Goldstein. Aqui, verifica-se uma reação de ansiedade intensa e que não se justifica diante do estímulo apresentado, como por exemplo agitação psicomotora, agressividade física e verbal, frente a uma modificação mínima no ambiente que o doente vive. 

São conhecidas algumas lesões cerebrais que são características dessa enfermidade, como o acúmulo de proteína tau e placas anormais formadas por aumento de produção de uma proteína chamada beta-amiloide. 


Pesquisas muito recentes, sobre a resposta a certos medicamentos alopáticos, que visam diminuir essas alterações, não puderam confirmar  melhora considerável do quadro clínico dos pacientes que utilizaram esses recursos, que se mostram muito onerosos. 




 O uso de Cannabis medicinal tem mostrado excelentes resultados em pesquisas do mundo todo, e o tratamento deve ser individualizado, utilizando-se diferentes componentes da planta e diferentes dosagens, para cada caso. 

Dra. Maria Nazareth


Comments


bottom of page