Sempre considerei que fibromialgia deva ser uma manifestação de limitação da ciência. A ciência não sabe tudo! O termo fibromialgia nada mais é do que "dor em músculos e fibras", de todos os tipos. Não é bem um nome de doença, é um conjunto de sintomas. Na prática diária, é comum observar essas queixas em pessoas com problemas emocionais, que não fazem exercícios físicos, sentem muito cansaço e muitas vezes têm insônia, além de outras queixas.
É muito frequente que essas pessoas façam uso de antidepressivos que, além do óbvio trabalho sobre a depressão, têm efeito analgésico. Importante ressaltar que a dor é real e muitas vezes limitante, desfavorecendo a qualidade de vida.
Pensando em Cannabis, o que é possível fazer nessas situações? Há uma vasta documentação sobre os efeitos da Cannabis sobre a dor de diversas origens, efeitos em especial do componente CBD, que controla a dor, a ansiedade, trabalha com a insônia e melhora consideravelmente a qualidade de vida.
Nunca esqueça que a Cannabis trata pessoas, com suas características de vida e de saúde/doença. Não há regras, não há bulas. Cada caso é um caso.
Dra. Maria Nazareth
留言